quinta-feira, 8 de outubro de 2009

06 de Outubro de 1968 - Você sabe o que aconteceu?

   Todos os anos eu me lembro do dia 06 de Outubro, mas esse ano, devido à correria da vida, deixei passar sem perceber... Toquei-me da importância desta data já na madrugada do dia 08 de Outubro. Pensativo e meio triste, confesso, com o caminhar da Igreja Inclusiva no Brasil, fiz minha viagem pela história do nascimento da Inclusão.

   Pra quem não sabe, foi no dia 06 de Outubro de 1968, que foi realizado o primeiro Culto Inclusivo da história da cristandade. Isso oficialmente, pois se houve outro nalgum outro lugar, até hoje não sabemos.

   O Rev. Troy Perry tinha colocado, dias antes, na revista gay (a mais antiga dos EUA) The Advocate, da cidade de Los Angeles, o anúncio de que no dia 06 de Outubro realizar-se-ia um Culto para a Comunidade Gay da cidade de Los Angeles, em sua casa.

   Doze pessoas compareceram no dia marcado, entre eles um casal heterossexual. Nascia assim as Igrejas da Comunidade Metropolitana, a primeira denominação inclusiva da terra, e até hoje a maior, com quase 50.000 membros e 250 igrejas por todo o mundo.





   São 41 anos [em 2009] de Inclusão e pregação do genuíno Evangelho de Jesus Cristo, que a ninguém exclui.
   A ICM muito sofreu nesses anos. Mais de vinte igrejas foram incendiadas. Ameaças de bombas, pastores e líderes foram assassinados, vinho da Santa Ceia envenenado, além das inúmeras vexações públicas que seus membros já foram obrigados a passar.

   No Brasil ela tentou se estabelecer nos anos 80, na cidade do Rio de Janeiro, com o ex-pastor da ICM, Rev. Roberto Gonzáles, da ICM Buenos Aires, não logrando êxito. Há relatos, não confirmados, de uma outra tentativa, nos anos 90, por uma diplomata brasileira, que logo mudou-se para o Oriente Médio, chamada Isabel, mas não pode-se confirmar tal tentativa.

   Em Maio de 2004 é finalmente inaugurada a primeira igreja da ICM no Brasil, a Igreja da Comunidade Metropolitana do Rio de Janeiro, sendo nomeado Líder Pastoral Interino (IPL) Marcos Gladstone. A igreja do Rio teve muitos problemas administrativos e organizacionais, tendo por fim, em Março de 2006, a licença interina de Marcos Gladstone sido cassada pela Bispa Darlene Garner, e encerrando essa etapa da ICM na cidade do Rio.

   A Partir de 2006 a ICM expande-se com muitas dificuldades pelo Brasil, chegando à Fortaleza, Teresina e Brasília. Em Agosto é inaugurada a ICM São Paulo, sob a liderança do Pastor Cristiano Valério, e uma nova Missão no Rio de Janeiro, a Igreja da Comunidade Metropolitana Betel, sob a liderança do Pastor Márcio Retamero e de membros da extinta ICM Rio.

   A Missão da ICM Betel dá uma pausa em seu processo de filiação à ICM, e hoje caminha como uma comunidade independente, a Comunidade Betel do Rio de Janeiro, que mantém laços fraternais com as Igrejas da Comunidade Metropolitana, mas não institucionais. [A Comunidade Betel afiliou-se em definitivo às ICMs em Novembro de 2010, onde permanece até a data atual - comentado adicionado em 06/10/12.]

   Hoje a ICM possui sete Igrejas, Missões e Grupos no Brasil, mas ainda tem muito a fazer pela promoção do Evangelho Inclusivo nessas terras.

   O Rev. Troy não está mais na direção desta obra, pelo menos não diretamente. Hoje a presidência da ICM está nas mãos de uma mulher, Rev. Nancy Wilson, que tem trabalhado no mesmo espírito de Troy para a promoção do Evangelho da Inclusão.

   O que eu desejo, do fundo do meu coração, é que a ICM continue a crescer pelo Brasil e pelo mundo, nesse mesmo espírito de fé e amor, sedenta de libertar cativos e opimidos, dando vista aos cegos e anunciando o "ano" da Graça do Senhor.

   Deus abençoe as Igrejas da Comunidade Metropolitana! Deus abençoe seu profeta, o Rev. Troy Perry, pastor da esperança, profeta da Inclusão, assim como toda a liderança dessa Igreja, com I maiúsculo, exemplo a ser seguido e vivido.

Parabéns ICM!

Com amor,

Diác. Luiz Gustavo,




Um comentário:

Petrus Dimitriev disse...

Olá amigo, Paz e Progresso!

Este blog está muito bom; já enviei alguns e-mails para você mas não obtive resposta. Sou pastor da Igreja Progressista de Cristo aqui em Recife-PE, que também é inclusiva.

Sobre a matéria acima, há um pequeno erro: a ICM não foi a primeira igreja inclusiva e tampouco o primeiro culto inclusivo aconteceu em 06 de outubro. Pelo que se sabe, a primeira igreja a aceitar abertamente homossexuais sem discriminá-los foi a chamada "Sociedade Religiosa dos amigos" ou "igreja dos Quakers", são uma igreja histórica e surgiram em 1652.

Este ano eles entraram com uma petição ao governo inglês para que mude a legislação e permita a realização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo com reconhecimento civil. uma matéria sobre isso aqui:

http://www.publico.clix.pt/Mundo/grupo-religioso-em-inglaterra-vai-realizar-casamentos-entre-homossexuais_1394163

Abraço